Acordo possibilitará intercâmbio entre indústrias do Paraná e do país do Oriente Médio, que é um dos mais inovadores do mundo
O Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) firmou neste mês um acordo de cooperação com a Manufacturers Association of Israel (MAI), entidade que representa o setor industrial do país do Oriente Médio, que está entre os mais inovadores do mundo. O documento abre a possibilidade de realização de ações em parceria para o intercâmbio de experiências e promoção de pesquisas conjuntas e negócios entre empresas e instituições do Paraná e de Israel.
O termo foi assinado pelos presidentes da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, e da MAI, Ron Tomer, durante visita de uma comitiva da entidade paranaense a Tel Aviv. A missão – da qual participaram ainda a superintendente do Sistema Fiep, Fabiane Franciscone, e outros executivos da entidade – foi resultado de uma parceria mantida desde o início do ano com a Câmara de Comércio Paraná-Israel.
A MAI está na vanguarda da economia israelense e constitui uma força de liderança na indústria, bem como no cenário nacional e internacional. A instituição atua em setores como agroindústria, metalmecânico, TIC, construção civil, eletrônico e software, químico e farmacêutico, alimentos e vestuário. Também possui forte engajamento com a Comunidade Europeia.
Pelo acordo de cooperação firmado, Sistema Fiep e MAI poderão realização uma série de ações conjuntas. Entre elas, esforços para a promoção industrial, cooperação em inovação e incentivo ao empreendedorismo, por meio do apoio a programas de pesquisa e desenvolvimento em áreas de interesse de ambas as partes. Também prevê a exploração de oportunidades para organização de intercâmbio de delegações empresariais e especialistas do Paraná e de Israel, além da promoção de palestras, atividades de ensino e conferências relacionadas a temas relativos às atividades das duas entidades.
“Israel é um país que impressiona por sua capacidade de inovação industrial”, afirmou Carlos Valter. “Por isso, acreditamos que essa cooperação e intercâmbio entre Sistema Fiep e MAI pode resultar em importantes iniciativas que contribuam para a competitividade da indústria paranaense”, acrescentou.
Fonte: Agência FIEP