Paulo Pupo, superintendente da ABIMCI
A quarta edição Semana Internacional da Madeira, realizada de 13 a 16 de setembro, em Curitiba (PR), se confirmou novamente como uma importante agenda para o setor industrial madeireiro e de base florestal. Os vários eventos realizados proporcionaram análises dos cenários e abordaram expectativas e tendências essenciais para o enfrentamento dos desafios e da necessária leitura do mercado. Foram mais de 8 mil pessoas presentes nos diversos eventos realizados ao longo da semana, reunindo a comunidade madeireira e florestal nacional, em agendas comerciais, de encontros técnicos, áreas de exposição e geração de negócios.
Dentre os principais eventos da programação da Semana, certamente esteve o Woodtrade Brazil, evento organizado pela ABIMCI (Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente), FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) e Malinovski, que contou com mais de 600 participantes que puderam acompanhar as discussões sobre as condições de competitividade, as perspectivas, o potencial e os desafios do mercado para os diversos produtos madeireiros e florestais. Todo o conteúdo apresentado no Woodtrade Brazil foi pensado minunciosamente pela ABIMCI para trazer à tona pautas que são essenciais para a análise das perspectivas atuais e futuras do setor com o objetivo de proporcionar embasamento para definição das estratégias das empresas e servem como base para a tomada de decisões.
A Semana contou também com outros dois eventos técnicos, a Wood Protection – Conferência Sul-Americana de Tecnologias para Proteção de Madeira; e a ProWood – Conferência Internacional de Tecnologias para a Indústria da Madeira. Ambos, respectivamente, proporcionaram aos participantes atualizações sobre o setor de tratamento de madeiras e sobre a transformação e beneficiamento da madeira.
Nesta edição, a Semana Internacional da Madeira também ganhou um importante reforço em sua agenda, com a inserção em sua programação do 5º ENCAPP (Encontro da Cadeia Produtiva da Porta) que foi realizado junto à Lignum Latin America. O evento contou com a exposição de produtos da cadeia produtiva da porta, novas tecnologias e soluções construtivas para o segmento. Além da participação das empresas fabricantes de portas e de empresa expositoras em rodadas de negócios. A área de exposição do Encapp recebeu 2.698 visitantes. O resultado foi 80% superior ao da última edição realizada em 2019.
A feira Lignum Latin America apresentou uma excelente estrutura, com uma variada área de exposição, envolvendo 120 empresas. Tecnologias, lançamentos, prospecção de novos negócios e investimentos foram pautas desenvolvidas nos três dias de exposição.
Certamente são essas agendas macro e em várias abordagens, reunindo empresários de praticamente todas as regiões do país, de todos os segmentos madeireiros, indiferente da espécie e da matéria-prima que utilizam, que proporcionam a integração tão necessária às empresas do setor, ajudando na definição de estratégias, no enfrentamento dos desafios e demandas. Em tempos de constantes transformações o mercado, tanto nacional como em relação as exportações, apresentando novas tendências de consumo, sustentabilidade e competitividade em velocidades cada vez maiores, exigem cada vez mais conhecimento, cautela e compreensão dos fatos. Os eventos e o network presenciados em Curitiba, durante Semana Internacional da Madeira, contribuíram para isso.
Você sabia?
Em 2012, com o intuito de auxiliar no desenvolvimento técnico e defender os interesses das empresas associadas fabricantes de portas de madeira, a ABIMCI criou o PSQ-PME (Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações). O Programa trouxe procedimentos para o processo produtivo e padronização para as portas de madeira que passaram a atender as normas técnicas vigentes.
Coluna de Paulo Pupo, para a REFERÊNCIA INDUSTRIAL, edição 245.