Empresa foca na produção de móveis infantis artesanais para ser referência dentro do mercado
Bento Gonçalves, município da Serra Gaúcha, é o maior polo moveleiro do Brasil. Segundo dados do Sindmóveis (Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves), as indústrias da cidade exportaram US$ 75,1 milhões em 2021, maior valor registrado pelo segmento desde 2009.
E dentro desse coração moveleiro, Ricardo Cargnin levou a sua paixão pela marcenaria e madeira para dentro de casa. Após trabalhar desde os 18 anos na indústria moveleira, Cargnin decidiu em 2018 começar a produzir as próprias peças, sendo a primeira justamente a cama para a filha, conquista essa eternizada na própria pele com uma tatuagem.
Nascia então a Ludika Mobília, empresa que produz camas, bicamas, beliches, triliches e alguns outros móveis infantis, como mesas, estante para livros, araras de roupas, suporte para redes, entre outros.
Os móveis da Ludika apresentam design variado, inclusive nas temáticas. O sono das crianças pode vir embalado desde uma rede de futebol ou até mesmo em uma casa de bonecas. E por que não, com um escorregador acoplado?
Esse sonho que começou dentro de casa e hoje ganha espaço no Brasil inteiro, Ricardo Cargnin conta mais detalhes em entrevista exclusiva à Revista Referência Industrial:
Como surgiu a ideia de criar a Ludika e quais foram as primeiras etapas da empresa?
A empresa tem uns três anos e pouco. Porque eu trabalhava em uma indústria aqui de Bento Gonçalves, chamada Delano Móveis. Trabalhei lá por sete anos e meio. Só que há um ano, um ano e pouco eu comecei em paralelo esse trabalho na garagem da casa da minha mãe, preparando algumas maquininhas e comecei a fazer algumas caminhas.
A primeira caminha que eu fiz foi para minha filha. Eu fiz na sacada do meu prédio. E minha irmã como já tinha um atelier e vendia produtos em tecido, ela disse que iria anunciar para as clientes que estávamos fazendo as camas. Aí disse para ela esperar um pouco para que eu me organizasse.
Até aqui na minha tatuagem tem a caminha da minha filha, a lista de peças que fiz na primeira vez e os esboços que usei para construir.
Daí comecei a fazer as peças na garagem da casa da minha mãe e há uns dois anos atrás eu me juntei com um sócio, amigo meu de longa data e a gente tem hoje uma sociedade de 50%.
Aí a gente se mudou para um pavilhão de 300 m². Começamos a investir em algumas máquinas, até então nos primeiros meses eu trabalhei sozinho, fazendo a parte produtiva e administrativa e hoje temos nove funcionários.
Criamos uma loja e-commerce e a gente atende direto o cliente final. Alguns produtos padronizados e muitos sob medida. Pessoal manda uma imagem de referência, muitas vezes tirada da internet, e a gente também atende esse público.
Quanto as cores, nós disponibilizamos todas as cores do catálogo da Coral e Suvinil. Não temos limites de cores, fazemos qualquer uma. A pintura dos móveis é interna, dentro da fábrica e estamos muito felizes com a feira. Tivemos um retorno sensacional, não imaginávamos que teria tanto. Até mesmo lojistas que não são da área, passam aqui e se encantam com os produtos e com isso estamos bem contentes.
Quais os produtos que a Ludika trabalha e qual a faixa de preço deles?
A gente hoje tem o nicho bem focado que são camas infantis. A gente nem considera nossa empresa como produtora de móveis infantis, porque móveis é um pouco mais aberto. Então a gente foca e quer ser referência nacional na produção de camas infantis. A gente tem alguns complementos que a gente produz, como o suporte de rede infantil, a mesinha, as cadeirinhas, o livreiro, a arara, mas o nosso foco mesmo está nas camas, bicamas e beliches infantis. E a gente percebe que tem um grande campo e oportunidade só para se trabalhar com as camas.
Se a gente dividir o mercado em três faixas de produto. A gente vai encontrar o popular, que é aquele mais comercial, com apelo por valor e que se vende muito em e-commerce, market place, basicamente produzido em MDF, normalmente não recebe pintura, é o próprio revestimento da chapa com borda colada. Em qualidade, esse produto está abaixo do nosso.
Se subirmos um pouco a linha vamos encontrar o nosso produto. Ele tem um diferencial de ser totalmente de madeira maciça, que é um pinus sem nó, chamado clear. O pinus com nó é um problema quando se usa a pintura porque a resina do nó migra e mancha a tinta. Então a gente tem esse cuidado. A nossa pintura é a base de poliuretano, especial para linha moveleira. Então nosso produto se situa nesse meio.
Eu acredito que exista uma outra faixa que está acima, que engloba produtos mais nobres e diferenciados. Montado por alguém especializado, um produto muito personalizado. O nosso produto não tem esse objetivo de chegar nessa classe mais alta, que necessita de uma mão de obra na montagem qualificada.
O nosso produto quer estar nesse meio, considerando três níveis. Oferecendo um bom custo-benefício, agradando os pais com um produto de qualidade e sendo lúdico para as crianças, com uma madeira de qualidade, fixação consistente, tinta atóxica. Todos os nossos parafusos não são colocados diretamente na madeira, tem uma junta metálica na outra peça para fazer essa junção e assim aumenta a qualidade do produto. Ele fica nesse valor mais caro que o produto com um apelo mais popular, mas ele se encontra nesse meio, entre três faixas.
A gente atende todo o Brasil pelo e-commerce. Produzimos as camas sob pedido, temos o prazo de entrega de até 20 dias úteis, o produto vai desmontado e embalado na caixa, acompanha um manual de montagem e estamos tendo retorno das famílias que eles mesmo têm montado. Teve pais e mães que se aventuraram na montagem e nos contaram. É um produto de fácil montagem, que não necessita a contratação de um montador ou alguém especializado, assim como ter chaves especiais. Mandamos juntos uma chave zeta junto e já tivemos relato até que os pais montaram junto com as crianças.
Como para você é trabalhar como a madeira e quais os planos para o futuro da Ludika?
Desde o início da minha carreira profissional eu trabalhei nas grandes indústrias de Bento Gonçalves. É um polo moveleiro gigante, então desde os 18 anos eu trabalhei com madeira, MDF, e tenho além de uma grande experiência no trabalho com madeira, uma grande paixão pela madeira.
Talvez por causa do nosso polo, onde temos tudo, mão de obra qualificada, fornecedores, acesso aos materiais e tem os cases de sucesso que a gente se inspira, mas sempre foi uma grande paixão trabalhar com a madeira.
Como a gente é muito novo e pequeno ainda, o nosso plano a médio prazo é aumentar a nossa capacidade produtiva, modernizar a nossa fábrica, trabalhar mais intensamente com os lojistas, porque hoje 90% da nossa venda é para o cliente final. A gente também quer continuar com esse diálogo com o cliente final, mas também quer buscar essa parceria com o lojista.
A gente não tem o objetivo de ter muitos lojistas parceiros, mas tem o objetivo a curto prazo de ter um lojista parceiro em cada estado do Brasil.
A médio prazo a modernização da nossa fábrica para aumentar a nossa produtividade e oferecer custos atrativos para esse lojista poder trabalhar conosco.
Já a longo prazo queremos nos consolidar como referência na produção de camas infantis e a gente quer buscar também uma linha pet, com produtos diferenciados para atender cães, gatos e outros animais que demandam as mesmas necessidades seja para diversão ou exercício. Então a gente quer a longo prazo oferecer essa linha pet também.
Conheça mais sobre a Ludika Mobília em https://ludikamobilia.com.br/
Entrevista da REFERÊNCIA INDUSTRIAL, edição 240.