Pacajá Móveis investe em peças exclusivas criadas por artistas moveleiros
Reconhecida por sua linha de móveis com origem 100% amazônica, oriundos de manejo florestal sustentável da Fazenda Pacajá, no Pará, a Pacajá Móveis vem investindo nos últimos anos em peças exclusivas criadas por artistas e designers moveleiros.
“A madeira Acapú é uma das espécies a qual trabalhamos com a madeira de demolição existente na Fazenda Pacajá para o desenvolvimento de diversas peças. Esta espécie tem uma particularidade única em sua coloração, sendo pardo-avermelhado-escura e trazendo um contraste com filetes mais claros”, explica Luciana di Paula, executiva de Florestas da movelaria Algar Farming.
Na entrevista a seguir, Luciana detalha o processo de atuação de criação de peças de design de madeira sob medida.
– A Pacajá Móveis tem uma área de atuação em que oferecem as madeiras nobres/ nativas para serem feitas peças exclusivas de artistas moveleiros. Como funciona esse processo?
Somos uma empresa que só trabalha com madeiras nobres e nativas, proveniente de resíduo de manejo florestal sustentável certificado realizado na floresta nativa da Fazenda Pacajá, localizada no município de Portel (PA). A movelaria atua tanto no desenvolvimento de peças próprias, como também, na execução de projetos exclusivos apresentados por arquitetos e designers, atendendo a demanda do mercado de produtos orgânicos e exclusivos.
– De onde surgiu a ideia da marcenaria arte, ou marcenaria de maior valor agregado?
Todas as peças são desenhadas pela mão da natureza, apresentando seu designer natural orgânico e exclusivo. Nunca uma peça será igual a outra, e isso carrega um grande valor. São verdadeiras obras de arte assinadas pela natureza, e o nosso papel é proporcionar que a Amazônia em sua essência faça cada vez mais parte da vida das pessoas, mas sem prejudicar o meio ambiente.
– Como tem sido a demanda dos clientes da Pacajá?
Temos clientes do Brasil todo e exterior, que buscam na Pacajá Móveis um produto de madeira, que possui procedência certificada, garantindo um consumo sustentável e que contribui para a manutenção da floresta em pé. Essa garantia é o que traz segurança para os nossos clientes de uma aquisição consciente.
– Quais designers já fizeram trabalhos com a Pacajá?
O trabalho mais recente e significativo que temos é a parceria feita com Érico Gondim, designer de Fortaleza que possui uma vasta experiência no desenvolvimento de produtos orgânicos e sustentáveis. Em breve teremos uma linha de peças assinada por ele, que traz toda a nossa riqueza amazônica para peças inspiradoras e exclusivas.
– Quais os móveis e peças mais pedidos? Podem ser mesas, cadeiras, tábuas de carne e outros?
As peças que têm maior procura são as mesas com designer orgânico, especialmente as das espécies Piquiá e Angelim Pedra. Além disso, o que também faz muito sucesso são os souvenirs, como porta-copos e tábuas orgânicas.
Entrevista da REFERÊNCIA INDUSTRIAL, edição 244.