Referência Industrial

COMO A TECNOLOGIA

PODE AUMENTAR AS EXPORTAÇÕES DE MADEIRA

PLATAFORMA WOODFLOW TEM SE DESTACADO NO SETOR DE EXPORTAÇÃO DE MADEIRA, UNINDO IMPORTADORES E FORNECEDORES POR MEIO DA TECNOLOGIA

O surgimento da internet mudou as relações pessoais, a forma de negociar e continua mudando nossas vidas devido aos desdobramentos que a tecnologia e a conexão por meio da rede web proporciona. As ferramentas de tecnologia estão cada vez mais populares, aproximando e conectando pessoas com interesses comuns. No setor da madeira, não é diferente. O uso da tecnologia tem sido um grande aliado e uma ferramenta inovadora para conectar compradores e fornecedores de diferentes cantos do mundo, garantindo a agilidade, expansão e segurança para os negócios. Conectar produtores com compradores de qualquer parte do mundo é um grande desafio onde a confiança é essencial. Foi vivenciado as dificuldades do negócio que foi criada a WoodFlow, uma plataforma de promoção e comercialização de madeira, que faz a conexão entre o comprador global e o produtor brasileiro. A plataforma surgiu com a proposta de aumentar a credibilidade do setor, potencializar as vendas das fábricas de forma mais regular, diminuir a especulação e tornar o setor ainda mais relevante no cenário mundial.

“A forma como os produtores e importadores se relacionam está mudando. No início, as visitas e relacionamentos pessoais eram indispensáveis. Agora, a agilidade de pagamento, atendimento e clareza nas operações são mais importantes”, assegura Gustavo Scabello Milazzo, CEO e fundador da WoodFlow. “Neste cenário, desenvolvemos a WoodFlow, conectando os fornecedores no Brasil diretamente com os importadores no exterior, com maior clareza, transparência e agilidade no processo todo”, explica Gustavo, que atua na área de exportação de produtos de madeira há cerca de 25 anos.

COMO FUNCIONA

O sistema da WoodFlow está aberto para os importadores utilizarem. No caso dos fornecedores brasileiros, é possível fazer um pré-cadastro no site e os especialistas da plataforma entram em contato para dar andamento nas outras etapas do processo. Neste momento, o serviço é totalmente gratuito para fornecedores e importadores. Por meio da plataforma, o importador consegue visualizar a situação do pedido colocado: se está em produção, atrasado, embarcado e assim por diante. O sistema também concentra todos os documentos de embarque, além de fotos do material e do acompanhamento do container, até o destino final, permitindo que o cliente acesse de qualquer lugar do mundo os detalhes do que comprou. Para Gustavo, o sistema está em constante ajustes e já está para ser lançada também a funcionalidade do importador poder pesquisar produtos e fabricantes. “Através do cadastro do fornecedor brasileiro conseguimos manter uma regularidade no envio de ofertas e informações para os clientes atuais por vários canais, facilitando assim a recompra, bem como, buscando novos compradores constantemente”, explica o CEO da WoodFlow, sobre a funcionalidade do sistema.

O site da WoodFlow apresenta fotos dos produtos com especificações, vídeos das fábricas e empresas onde é possível conhecer todo processo da empresa, o que viabiliza a transparência do processo.

TECNOLOGIA QUE IMPULSIONA

O CEO e fundador da startup Timber Exchange, Amir Rashad, localizada na região do Oceano Índico Britânico, que trabalha em parceria com a WoodFlow, diz que hoje o mercado global de madeira tem vários problemas como falta de transparência, de acesso a alguns mercados e de automação, e ele reforça que a tecnologia é uma maneira para resolver estas questões. “Hoje, quando se exporta, o mais importante é quanto tempo é gasto em tarefas manuais

Veja mais aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *