Referência Industrial

ApexBrasil promoverá mais de 140 reuniões de negócios entre fabricantes brasileiros de autopeças e importadores da Eurásia

Encontros integram a 3ª Rodada Online Eurásia do Setor de Autopeças, que reunirá 17 empresas brasileiras do segmento e 29 importadores e distribuidores de Rússia, Belarus e Cazaquistão

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), por meio de seu escritório (EA) em Moscou, iniciou nesta segunda-feira (25) a 3ª Rodada Online Eurásia do Setor de Autopeças. Até abril, 17 empresas brasileiras desse segmento farão reuniões de negócios individuais (b2b) com 29 distribuidores locais da Rússia, de Belarus e do Cazaquistão, interessados em peças de reposição e componentes automotivos no geral. Empresas de montagem e engenharia da Eurásia também estão entre os compradores.

Nesta edição, a rodada contou com uma adesão recorde de empresas brasileiras. A arregimentação foi realizada junto do Sindipeças, parceiro da ApexBrasil na execução do projeto setorial Brasil Autoparts, que promove as exportações do setor brasileiro de autopeças por meio de ações de promoção comercial, inteligência comercial e capacitação.

Entre as empresas brasileiras, estão algumas das principais fabricantes brasileiras de peças de reposição e de componentes e equipamentos para automóveis de passageiros, caminhões, e veículos comerciais e agrícolas. São elas Biagio Turbos; Cercena; Diversa; Edreaza; Eurogear; Freio Forte; IABV; Indisa; Jocan; Marrucci; MZK Rolamentos; Novus; Pradolux; Reser Plastic; Viemar Automotivo; Vulcaflex; Zen (clique aqui para mais informações sobre as empresas). 

Até o momento, já estão agendados 137 encontros entre vendedores e compradores, que contarão com o suporte da equipe técnica da ApexBrasil e de intérpretes russo-português. “As oportunidades de negócios que estão surgindo nesta parte do mundo são notáveis. No ano passado, por exemplo, somente o Uzbequistão teve um recorde de importação de autopeças brasileiras, ultrapassando os US$ 90 milhões”, sublinhou o gerente geral do EA Moscou, Almir Américo. 

As rodadas de negócios contribuem para incrementar as exportações de um setor-chave para a indústria de transformação brasileira. O Brasil é hoje o 8º maior fabricante mundial de veículos e líder em número de carros produzidos entre os países sul-americanos, com um faturamento anual de US$ 45,3 bilhões. Apenas em 2023, o segmento vendeu para cerca de 200 países, somando mais de US$ 9 bilhões em exportações. O setor é atendido por cerca de 274 mil colaboradores e reúne mais de 1800 empresas, dedicadas ao design e à produção de peças, componentes e acessórios automotivos. 

O segmento deverá ser ainda mais fortalecido com o programa Mover, anunciado recentemente pelo vice-presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin. A iniciativa busca traçar um plano estratégico para o desenvolvimento do setor automotivo no Brasil, estimulando a produção de novas tecnologias nas áreas de mobilidade e logística e ampliando as exigências de sustentabilidade da frota automotiva. 

Rodadas de negócios na Eurásia

Esta será a 11ª rodada de negócios online que a ApexBrasil realiza na região da Eurásia desde 2020, sempre com foco em setores cujos produtos possuem alto valor agregado. Além de autopeças, as rodadas já se focaram em equipamentos e dispositivos médicos, hospitalares e odontológicos; insumos e componentes para a indústria coureiro-calçadista; equipamentos agrícolas; soluções agroveterinárias; e produtos para pets. No conjunto, geraram mais de US$ 54 milhões em negócios, entre vendas fechadas imediatamente e estimadas para os 12 meses subsequentes.

Fonte: ApexBrasil. https://apexbrasil.com.br/content/apexbrasil/br/pt/conteudo/noticias/apexbrasil-promovera-mais-de-140-reunioes-de-negocios-entre-fabr.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *