Empresa celebra aniversário em período de faturamento recorde
A crise financeira causada pela pandemia da Covid-19 (que fechou mais de 600 mil empresas no Brasil) não foi vivida pela Franzoi, empresa de soluções de ferramentas de corte de Caxias do Sul (RS). Pelo contrário: o aquecimento do mercado da madeira e a preparação da empresa em termos de gestão e produção foram a combinação ideal para que a companhia visse seus números se multiplicarem.
A empresa teve crescimento exponencial nos últimos anos: triplicou sua capacidade e, consequentemente, seu faturamento. Nas vendas, o crescimento foi visto não só no Brasil, com seus 4 mil clientes ativos, mas também no mercado internacional, nos 17 países onde ela está presente, na América Latina e Central.
A produção não para: hoje, a fábrica está funcionando em três turnos por dia na matriz, em Caxias do Sul, além de contar com reforços na filial, em Marituba (PA). São 120 funcionários e distribuidores de Norte a Sul do país. E esses números só crescem.
“Queremos ter o controle de uma empresa grande e a agilidade de uma empresa pequena. Cada decisão que tomamos, nos perguntamos: ‘Isso vai diminuir a nossa agilidade? Tem que repensar. Vai aumentar o controle? Vamos em frente’”, explica o diretor executivo, Paulo Barbieri.
A Franzoi tem trabalho intensamente para atingir esses objetivos, o que, por si só, na economia atual, já é motivo de comemoração. A empresa, porém, tem um motivo ainda maior para celebrar em 2022: a marca alcançada dos sólidos 50 anos de história. Não é pouca gente que já perguntou qual a receita para um sucesso que dura cinco décadas. Mas quem trabalha na firma têm essa resposta na ponta da língua: respeito aos acordos firmados.
Essa máxima começou com o fundador, Celso Franzoi, um empreendedor visionário e entusiasta da tecnologia, que apostou alto e adquiriu uma máquina de corte a laser na Alemanha. Ele já tinha a prática de visitar pessoalmente os clientes.
“Cumprimos os acordos firmados, independentemente do custo que isso possa ter. A Franzoi é uma empresa realmente parceira do cliente, que não tem restrição nem porta fechada com nenhum deles e nunca deixa nada para trás. Nossos clientes e fornecedores têm uma confiança muito grande em nós, sabem que nunca vão ficar no prejuízo,” pontua Tiago Luiz Martini, gerente comercial.
Um desses parceiros é a Vollmer-Group, principal fornecedor de máquinas da empresa. “A Franzoi sempre teve abertura para novos investimentos, a fim de fornecer aos clientes ferramentas de altíssima qualidade. Desde cedo, ela começou a exportar seus produtos, o que, para a época, era algo totalmente inovador neste segmento,” conta Jan Stoesser, gerente de vendas da Vollmer do Brasil.
Paulo Prévidi, gerente de vendas da Waelzholz Brasmetal, também parceira da Franzoi, diz que o destaque da empresa no setor de serras e ferramentas de corte é indiscutível. “E isto graças à seriedade e competência com que tem sido conduzida ao longo de 50 anos,” explica. “A Franzoi é sinônimo de qualidade e tecnologia. Prova disso é a nossa linha de produtos Baukus, uma marca com mais de 40 anos, que é fornecida à Franzoi com exclusividade. A Waelzholz Brasmetal prioriza empresas como a Franzoi, que possuem os mesmos valores e princípios, e que, com o incentivo de estratégias de crescimento, trazem resultados para o sucesso mútuo.”
A Franzoi é focada em qualidade: tanto nos produtos, com um alto nível de desempenho, como no atendimento, com vendedores alinhados com as necessidades dos clientes. A empresa atende uma grande parcela do mercado, o que faz com a força das marcas que foi adquirindo ao longo dos anos:
• Baukus (produzida pela CDW, com distribuição exclusiva da Franzoi para toda a América Latina e Central);
• Santi (de serras circulares especiais utilizadas na indústria moveleira e marcenarias);
• Aço Forte (de serra fita larga);
• Wintersteiger (fornecedor onde a Franzoi tem a exclusividade para comercialização dos produtos no mercado nacional).
Em 2018, um lançamento significativo movimentou as vendas: a linha de Serras Color Face, com tratamento de superfície, melhorou consideravelmente a performance da serra, reduziu o consumo de energia na máquina e ampliou a durabilidade do produto. As serras Franzoi, que já tinham reconhecimento de qualidade no mercado, ficaram ainda melhores com essa inovação.
Na mesma época, a empresa recebeu dois importantes prêmios da área de gestão, o que reflete o seu comprometimento em estar sempre melhorando: Destaque do Ano da ARH Serrana e Prêmio ESARH. Um deles reconheceu a importância de um programa da Franzoi que premia os funcionários que trazem as melhores ideias para a empresa.
“A Franzoi é uma empresa familiar com gestão profissionalizada. Então, o envolvimento das pessoas que trabalham aqui contribui para que a gestão tome as melhores decisões,” completa o gerente administrativo financeiro, Éder Varaschin.
Para o gerente de logística e produção, Daniel Bonato, a Franzoi é a empresa mais equipada do ramo na América Latina. Em 2022, está sendo feito um investimento de R$ 6 milhões em novas máquinas, pensando em um crescimento de 30% de produção. Bonato diz que, além da capacidade de maquinário, a empresa se destaca no seu potencial humano.
“São profissionais da área que entendem muito sobre o produto. As pessoas foram muito bem-preparadas para os cargos que assumem,” analisa Bonato.
“Nossos vendedores não perguntam o que o cliente precisa. Eles perguntam qual o problema que ele tem, o que está incomodando. Então, além de vendedores, eles são consultores: não vendem apenas o produto, mas resolvem esse problema,” finaliza Barbieri.
A trajetória de sucesso que chegou aos 50 anos, como se vê, envolve muito trabalho. No ano do aniversário, a Franzoi celebra a consolidação como uma das empresas mais importantes do ramo madeireiro no Brasil, e planeja, até 2025, ser a principal alternativa de fornecimento nos segmentos de atuação na América Latina. Uma trajetória feita a muitas mãos e que conta com elas para seguir crescendo, com responsabilidade e inovação, pelos próximos 50 anos.
Fonte: Revista Referência Industrial