Apesar de leituras mensais de crescimento, o acumulado em 12 meses permanece com retração
Agência Indusnet Fiesp
Variação mensal
As vendas reais da indústria do estado de São Paulo iniciaram o ano com alta de 0,5% no mês de janeiro de 2024 frente a dezembro de 2023, que também apresentou elevação de 3,1%.
No entanto, os demais componentes acompanhados na pesquisa seguiram no sentido oposto.
As horas trabalhadas na produção retraíram 0,5% na leitura atual, devolvendo parte dos aumentos consecutivos de novembro (+1,6%) e dezembro (+1,3%).
Com variação de -0,7% no mês de janeiro, os salários reais médios tiveram a segunda queda seguida, após -0,3% indicado em dezembro.
Aos 78,6% em janeiro, O NUCI registrou queda de 1,2 p.p. quando comparado com o mês anterior (79,8%), todavia, manteve o patamar de utilização que janeiro do ano de 2023.
Todos os dados contam com ajuste sazonal.
Acumulado em 12 meses
Mesmo com os dois meses consecutivos de crescimento, as vendas reais acumularam 10,6% de retração na variação de 12 meses encerrada em janeiro de 2024.
Em contraponto às vendas reais, os demais indicadores acompanhados no Levantamento de Conjuntura, horas trabalhadas na produção e os salários reais médios, têm a soma acumulada no período de +0,7% e +1,0% respectivamente.
Os dados acumulados em 12 meses não contam com ajuste sazonal.
Fonte: FIESP. https://www.fiesp.com.br/noticias/vendas-reais-da-industria-iniciaram-o-ano-com-alta-de-05-indicam-fiesp-e-ciesp/