Expectativa para 2019 é de crescimento na ordem de 2,5% no setor industrial
O setor industrial brasileiro passa por um período de recuperação da crise econômica que assolou o país. Em 2017, o segmento avançou 1%; em 2018, o crescimento foi de 1,1%, marcando dois anos consecutivos de expansão após três anos de queda, segundo dados do Ibge (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Para 2019, as expectativas são positivas: o novo governo pretende trazer novas perspectivas de mercado e causa otimismo no setor industrial e madeireiro.
“Devemos ter uma perspectiva diferente para a economia, tanto que a confiança do empresário está mais positiva do que a apresentada em 2018. Inclusive, medimos o índice de expectativa do empresário e, na última aferição feita, ela subiu quase 10%.”, disse Marcio Guerra Amorim, gerente de estudos e prospectiva da CNI (Confederação Nacional da Indústria), ao portal A Voz da Indústria.
A expectativa para 2019 é de crescimento na ordem de 2,5% no setor industrial – mais um passo em direção à recuperação. Os mercados ligados ao consumo devem se recuperar primeiro, segundo estimativas – entre eles, as indústrias de alimentos, têxtil, máquinas, automotivo. Ao mesmo tempo, há expectativa de retomada da construção civil em 2019, que deverá acarretar em crescimento do setor.
“Acredito que os setores que têm mais intensidade tecnológica vão continuar crescendo, mas eles só irão ganhar mais relevância ao longo do tempo. Além disso, a não ser que sejamos surpreendidos por uma política industrial bastante inovadora, que injete ânimo nos setores com mais intensidade tecnológica, a geração de emprego, renda e a de consumo devem ser os pontos mais impactados e de maior crescimento”, comenta Amorim.
Veja mais aqui.