Referência Industrial

Propriedades físicas e mecânicas de painéis de madeira aglomerada de Acrocarpus fraxinifolius, compostos com diferentes percentuais de casca

Rosilani Trianoski, Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal, Ufpr (Universidade Federal do Paraná)
Setsuo Iwakiri, Departamento de Engenharia Florestal e Tecnologia, Ufpr
Jorge Luis Monteiro de Matos, Departamento de Engenharia Florestal e Tecnologia, Ufpr
José Guilherme Prata, Departamento de Engenharia Florestal e Tecnologia, Ufpr

A indústria de painéis de madeira aglomerada tem utilizado grandes volumes de madeira, sobretudo de florestas plantadas de Pinus, sendo necessário diversificar espécies, bem como maximizar o uso da matéria-prima. Uma das maneiras de maximizar o uso deste recurso é a utilização da casca no processo produtivo.

Desta forma, este trabalho teve como objetivo avaliar as propriedades físicas e mecânicas de painéis aglomerados de Acrocarpus fraxinifolius contendo diferentes percentuais de casca. Foram manufaturados painéis com 100% de partículas de madeira de Acrocarpus fraxinifolius e painéis com partículas da madeira de Acrocarpus e percentuais de casca de 10%, 20% e 30%, massa específica nominal de 0,75 g/cm3 e 8% de resina.

As propriedades de massa especifica aparente, absorção de água e inchamento em espessura, flexão estática, tração perpendicular à superfície e arrancamento de parafuso foram determinadas de acordo com as normas EN e NBR, e comparadas com um tratamento testemunha (100% Pinus taeda) e com requisitos normativos prescritos pelas respectivas normas.

Os resultados demonstraram que a espécie apresenta viabilidade técnica para produção de painéis de madeira aglomerada e que a crescente adição de casca não afetou negativamente as propriedades físicas e mecânicas dos painéis.

Veja mais aqui.