Governo do Paraná investe em ponte de madeira para melhorar o tráfego para moradores e empresas produtoras de banana em município do litoral
Antes encarado como um material ultrapassado e inferior ao ferro e ao concreto, a madeira volta a ter protagonismo na construção civil, seja ela da iniciativa privada ou de prefeituras e governos de Estado. No Paraná, a nova administração não é diferente. Desde agosto deste ano, moradores de Guaratuba (PR) e empresários do ramo alimentício passaram a ter mais segurança e rapidez para atravessar o Rio Cubatão, com a reforma da ponte que passa pela região.
Essa estrutura foi inaugurada pelo governador Ratinho Júnior, com a presença de políticos locais e representantes das comunidades que serão beneficiadas pela obra. A nova ponte liga a comunidade do Cubatão com a Limeira, que faz divisa com o município de Morretes (PR).
A antiga construção, erguida há quase trinta anos pelos próprios moradores, mostrou danos estruturais irreparáveis após uma enxurrada na região, problema frequente em Guaratuba. Por isso, prefeitura e governo do estado se dispuseram a pagar uma quantia de cerca de R$ 1,3 milhão na ponte que irá facilitar a vida da população litorânea.
“Esta ponte vai atender as comunidades diminuindo distâncias e facilitando a vida de quem produz. É uma das regiões que mais produz banana no Brasil e as pessoas que vivem dessa vocação precisam ter transporte e logística eficientes para o produto chegar com preço acessível nos mercados e indústrias”, afirmou o governador, que foi o primeiro no cargo a visitar a comunidade.
De acordo com o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, a ponte é utilizada pelas duas comunidades e por outras adjacentes. Segundo ele, toda a produção agrícola do município passa pela ponte, com carretas que chegam a pesar 30 t (toneladas).
Veja mais aqui.