Imponentes, aconchegantes e econômicas, as casas de madeira voltam a mostrar força na construção civil
Antes vistas como ultrapassadas e de difícil manutenção, a construção de casas de madeira têm crescido no Brasil, devido à volta da moda rústica e retrô e à fuga da tradicional construção de moradias de alvenaria. Muitos fatores também contribuíram para que a madeira voltasse a ser maciçamente usada nos projetos arquitetônicos residenciais. O primeiro deles é baixo custo de construção quando comparado ao concreto. Esse foi o principal argumento para que o empresário Dirceu Tavares escolhesse a madeira como matéria-prima de sua nova casa.
“Após inúmeras pesquisas, descobri por acaso que essa era uma opção viável. A qualidade do material é ótima, sem contar a manutenção que muito mais barata. Colocando na balança, o custo-benefício compensa muito”, explica Dirceu.
O administrador de uma empresa alimentícia afirma que os custos totais do empreendimento não ultrapassaram R$ 35 mil, em uma casa com metragem aproximada de 80m² (metros quadrados), na cidade de Cabreúva, a 90 km (quilômetros) da capital paulista.
A duração da construção também se mostrou um ponto positivo na empreitada de Dirceu, que usou o método pré-fabricado de casas de madeira. Em pouco mais de 40 dias, ele e a família puderam levar suas móveis para morar no novo lar. Com o dinheiro economizado em material construtivo e manutenção, o empresário realizou duas reformas na casa durante os anos. Hoje, a residência tem o dobro da metragem original. “É fácil ampliar uma casa de madeira”, afirma.
Veja mais aqui.