Novo modelo construtivo em Blumenau

Sem uso de água e pregos, apenas com placas de madeira encaixadas, foi construída em Blumenau (SC); uma casa que demonstra um sistema construtivo sustentável proveniente da Itália. Em apenas três dias, a casa de 200 m² (metros quadrados), foi colocada em pé. Nos 10 dias seguintes, recebeu os acabamentos. É o primeiro protótipo europeu nas Américas.

O espaço vai funcionar como um laboratório destinado aos estudos e pesquisas de estudantes dos cursos de Arquitetura e Engenharia da região, de empresas associadas ao Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção) e de estudantes de cursos técnicos do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Profissionais, técnicos e alunos de arquitetura e engenharia vão poder estudar de que forma as empresas locais podem desenvolver e implantar esse sistema no país.

Casa inteligente

A casa conta com tecnologia para captação de energia solar e controle de temperatura. Na Itália, uma edificação como esta representa economia média de 14%; se comparada com custo de construções convencionais, somando-se a isso a economia energética.

“Trata-se de um modelo de construção eco sustentável com performance e de alta qualidade, que mostra a inovação no campo dos edifícios em madeira, que têm origem na província de Trentino”.

Afirma Marco Pedri, presidente da empresa italiana Habitech.

Leia mais assinando a revista Referência Industrial aqui.

Post anterior

Terceirização

Próximo post

Exportação moveleira

Diego

Diego

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *